UNIÃO DE FREGUESIAS DE TORNADA E SALIR DO PORTO

A Junta de Freguesia de Tornada situa-se a 5 Kms de Caldas da Rainha, no centro do concelho e é limitada a Norte com as freguesias de Alfeizerão pertentente ao concelho de Alcobaça e Salir do Porto. A Sul é limitada pelas freguesias N. Sra. do Pópulo e Sto. Onofre. A Este pela freguesia de Salir de Matos e Coto e a Oeste pela freguesia de Serra do Bouro. A freguesia engloba os aglomerados de Tornada, Chão da Parada, Reguengo, Campo, Casais dos Morgados, Mouraria, Casais do Rio do Peixe e Casais do Vau. O ponto forte da gastronomia desta localidade é o Manjar de Tornada ® inspirado nos doces conventuais.

 


LENDA DA TORNADA

Conta a lenda que, a Rainha D. Leonor vinha do seu castelo de Óbidos e ia para a Batalha, encontrar-se com D. João II, seu marido. Passou por Caldas que, nesse tempo, se chamava Caldas de Óbidos e viu umas pessoas que tomavam banho numas poças de água que “cheiravam mal”.

 

As pessoas disseram que aquela água era  milagrosa, porque curava.

 

A Rainha, como tinha um problema de pele, tomou banho nela. Depois de tomar banho, seguiu o seu caminho.

 

No fim de percorrer alguns quilómetros, parou e achou que se sentia melhor. Uma das suas aias disse par ela TORNAR, voltar para trás, ao sítio onde tinha estado antes, para se banhar outra vez.

 

Ao local onde ela tornou ficou a chamar-se TORNADA. Ali se mandou colocar uma coroa real.